Como usar GPS sem precisar de internet

Publicidade

Aprenda nesse artigo Como usar GPS sem precisar de internet. GPS, ou Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de navegação baseado em satélite que fornece informações de localização e hora em todas as condições climáticas.

Ele pode ser usado sem uma conexão com a Internet se o dispositivo tiver satélites GPS pré-carregados.

Para usar o GPS sem internet, o usuário deve primeiro garantir que seu dispositivo esteja equipado com um receptor GPS e tenha os mapas necessários instalados.

Publicidade

Isso geralmente envolve o download dos dados relevantes do mapa de um provedor apropriado, como Google Maps ou Apple Maps, antes de iniciar a navegação.

Além disso, os usuários devem garantir que a duração da bateria do dispositivo seja suficiente durante a viagem para evitar ficar sem energia durante a navegação.

Para começar a navegar com GPS sem internet, os usuários podem precisar baixar e instalar quaisquer atualizações disponíveis para o sistema operacional ou aplicativo de seus dispositivos antes de partir.

Depois que todas essas etapas forem concluídas, eles poderão começar a navegar no modo offline ou usando um plano de dados ativo, mas de baixo custo, de um provedor compatível, se houver um disponível na área.

Google Maps

O Google Maps permite a navegação GPS sem precisar de conexão com a internet. Para usar o recurso GPS, os usuários devem baixar uma área do Google Maps em seu dispositivo antes de desconectar da Internet.

Publicidade

Depois de fazer o download, o usuário pode acessar instruções de direção e informações de tráfego ao vivo naquele local específico, independentemente do status da conexão com a Internet.

Além disso, se um usuário sabe para onde está indo, mas não tem como acessar uma conexão de dados, pode usar o Google Maps para configurar rotas com antecedência em seu dispositivo para que tenha instruções mesmo quando estiver desconectado da Internet.

Isso é especialmente útil ao viajar para o exterior, pois permite planejar sua rota com antecedência e ajudá-lo a ficar seguro enquanto navega em cidades estrangeiras sem ter que se preocupar em encontrar uma rede Wi-Fi aberta.

Google Earth

O Google Earth permite que os usuários naveguem pelo globo com uma visão de satélite.

Ele fornece mapas topográficos detalhados, modelos de construção em 3D e até condições meteorológicas ao vivo. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é parte integrante do Google Earth, permitindo que os usuários identifiquem sua localização exata no mapa.

Embora a exploração de áreas no modo offline não forneça acesso a todos os recursos disponíveis no modo online, o GPS ainda permite a navegação sem a necessidade de internet ou conexão de dados.

Para habilitar esse recurso em dispositivos Android, vá para Configurações > Localização > Modo e selecione “Alta precisão” na lista de opções.

Em dispositivos iOS, basta ativar os Serviços de localização em Configurações > Privacidade > Serviços de localização e garantir que esteja “Ativado” para o Google Earth em “Permitir que aplicativos acessem sua localização”.

Uma vez ativado, o dispositivo deve ser capaz de mostrar sua posição atual como bem como rastrear o movimento do usuário sem precisar de conexão com a Internet ou plano de dados de celular.

Isso pode ser especialmente útil para viajantes que estão visitando um país estrangeiro onde podem ser aplicadas tarifas de roaming – eles ainda podem usar o Google Earth mesmo que não tenham acesso a um plano de dados!

Waze

Waze é uma tecnologia inovadora que permite aos usuários acessar o GPS sem ter acesso à internet.

Ele permite que o usuário navegue por meio de mapas e direções pré-programadas, que ficam armazenadas no próprio aparelho. Waze é perfeito para quem quer ficar conectado com amigos, familiares ou colegas enquanto estiver longe de casa.

O dispositivo funciona utilizando um receptor de sistema de posicionamento global que captura sinais de satélites orbitando ao redor da Terra.

As coordenadas GPS são usadas para localizar pontos de interesse e fornecer orientação sobre onde você deve ir. Isso torna mais fácil para os viajantes, pois eles não precisam se preocupar em ficar conectados com pontos de acesso Wi-Fi ou redes móveis.

Também os ajuda a economizar dinheiro em tarifas de roaming quando viajam para o exterior.

Além disso, o Waze oferece recursos extras, como recomendações de rota e rotas alternativas, ajudando os usuários a obter a rota mais eficiente para suas necessidades e evitar engarrafamentos ou desvios devido a obras de construção de estradas.

Ele também tem uma duração de bateria de até 14 horas antes de precisar ser recarregado novamente, tornando-o perfeito para viagens longas onde pode não haver fontes de energia disponíveis ao longo do caminho.